O Bob Esporte Clube é um blog que oferece informações rápidas e análises sobre esportes. Com estilo direto e descontraído.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PESSOAL O PAN 2011 É NA TV RECORD.

Quase seis mil atletas representando 32 países das Américas, iniciam amanhã, em Guadalajara, no México, as disputas dos Jogos Pan-Americanos. A abertura do evento será às 22 horas desta sexta-feira, no Omni Stadium, com transmissão ao vivo pela TV Record, que também vai acompanhar toda a competição que encerra no dia 21 de outubro.
O mesa-tenista Hugo Hoyama, detentor de nove medalhas de Ouro, uma de Prata e outras três de Bronze em jogos Pan-Americanos, foi o escolhido para ser o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos, nesta noite.
Com 519 atletas, o Brasil não disputará apenas quatro modalidades da programação do Pan/2011: Beisebol, Hóquei sobre grama, Pelota basca e Softbol.
"Esta é a maior delegação brasileira para um evento esportivo fora do Brasil. Chegou a hora e estamos totalmente preparados para este grande desafio", disse Bernard Rajzman, chefe da delegação brasileira.
Durante os Jogos estarão em disputa vagas diretas para as Olimpíadas de Londres em 2012 nas seguintes modalidades: Triatlo, Handebol, Saltos ornamentais, Nado sincronizado, Polo aquático, Tênis de mesa, Canoagem e Tiro esportivo. No Hipismo, Pentatlo moderno, Natação e Atletismo, as provas contarão para o ranking internacional ou para obtenção de índices que garantem vagas para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Ao todo estarão em disputa cerca de 100 vagas olímpicas em Guadalajara. A meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no Pan 2011 é conquistar o maior número possível de vagas em Londres 2012.
Brasil nos Jogos
O Brasil fez sua melhor participação em Pan-Americanos na última edição, realizada no Rio de Janeiro, em 2007. Nesta competição, a delegação brasileira foi representada por 659 atletas, que disputaram 41 esportes e ficaram com 157 medalhas, assegurando a terceira colocação geral.
Em outra edição realizada no Brasil, em 1963, em São Paulo, a delegação local ficou em segundo lugar no ranking geral, mas disputou medalhas em 19 esportes, com 385 atletas. Naquela oportunidade, os brasileiros conquistaram 14 ouros, 20 pratas e 18 bronzes.
É no atletismo que o Brasil mais faturou ouros; foram 52. Mas, é no tênis de mesa que um brasileiro conquistou mais medalhas douradas individualmente. Hugo Hoyama tem nove delas, além de uma de prata e outras três de bronze.
O segundo no ranking dos brasileiros que mais faturaram é o nadador Gustavo Borges, que tem oito primeiros lugares. No entanto, Borges tem mais conquistas no quadro geral, 19 no total, com oito pratas e três bronzes.
Pan/2007
Os Jogos Pan-americanos Rio/2007 ficaram marcados pelo desempenho histórico dos atletas brasileiros, superando o recorde de medalhas obtido quatro anos antes, em Santo Domingo, onde o Brasil subiu 123 vezes ao pódio, sendo 29 para receber medalhas de ouro. Nos Jogos Rio 2007 esse número subiu para 157 medalhas no total: 52 de ouro (um aumento de 79% em relação à última edição dos Jogos), 40 de prata e 65 de bronze. O Brasil conquistou medalhas até então inéditas em seis modalidades: Badminton, Boliche, Esqui aquático, Futsal, Ginástica de trampolim e Maratona aquática. Dados Jornal Ilustrado http://www.ilustrado.com.br/2011/

Nenhum comentário: