O Bob Esporte Clube é um blog que oferece informações rápidas e análises sobre esportes. Com estilo direto e descontraído.

terça-feira, 26 de julho de 2011

TORNEIO INTEGRAÇÃO DE BASQUETE FAZ HISTÓRIA

  • Em 2008 acontecia o torneio regional de basquete com equipes do SESI Esportes Leopoldina, CEFET - Leopoldina e Assitência Basquetebol de Cataguases, sainda vencedora a equipe do SESI - Leopoldina. No ano seguinte a disputa passou a chamar Torneio Integração de Basquete SESI Zona da Mata. Confira a trajetória nas postagens antigas:
  • Em 2009 no último dia 23, sábado, aconteceu o I Torneio Integração de Basquete SESI da Zona da Mata e Federação Mineira de Basketbol na categoria cadete no ginásio Poliesportivo do CEFET organizada pelo SESI FIEMG - Federação das Industrias de Minas Gerais através da GLE - Gerência de Lazer e Esportes e ACIL - Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Leopoldina. As partidas aconteceram entre as unidades SESI de Leopoldina, Muriaé, São João Nepomuceno e Ponte Nova. Com inicio às 09 horas da manhã e termino às 21 horas, foram doze horas de intença movimentação. O torneio teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde, neste caso deixando a disposição uma ambulância e uma técnica de enfermagem durante todo o período dos jogos. Também deram apoios os acadêmicos de Enfermagem da Unipac, a Associação de Basquete de Leopoldina, Copasa, Ótica Marcos e Audácia Pura. A classificação final ficou: Sesi Muriaé quarto colocado Sesi São João Nepomuceno terceiro colocado, SESI Ponte Nova segundo lugar e a campeã foi à equipe do SESI Leopoldina. As entregas de medalhas foram feitas pelos representantes do SESI Minas, ABL e o diretor de Esportes da Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Leopoldina, Carlos Heleno Torres de Almeida. Na avaliação dos organizadores foi um verdadeiro sucesso e a pedido do SESI Minas no segundo semestre teremos mais um Torneio desta vez com a categoria Infantil e já se cogita o SESI Leopoldina sediar outros torneios regionais nas modalidades de futsal e voleibol. Os atletas que defenderam o SESI-Leopoldina foram: Matheus Vieira, Renan Montes, Robson, Wesley, Warlen, Sérgio Miranda, Leonardo Marçal, William Braga, Thales de Angelis, Danilo, Darlan e Crisley. "Os meninos superaram as nossas expectativas e acreditamos que num futuro próximo teremos equipes bem disciplinadas, técnica e táticamente podendo chegar bem mais longe na disputa esportiva e na vida". Edson Bob 28/05/09.
  •  Em 2010 a disputa aconteceu nas categorias sub-15, sub-16 e sub-17. Leopondina venceu as categorias sub-15 e sub-16 São João Nepomuceno vencendo a categoria sub-17. Além das equipes das Unidades SESIs (Leopoldina, Ponte Nova, São João Nepomuceno e Cataguases) a equipe da Unidade SESI - Ipatinga veio participar do Torneio Integração dando uma conotação estadual na competição onde aconteceu a segunda etapao apenas na categoria sub-15 no Vale do Aço (Ipatinga)27 a 29 de agosto a equipe sub-15 masculino do SESI Esporte Leopoldina manteve a hegemonia na competição. O primeiro desafio foi contra a equipe do SESI - Esportes Cataguases, equipe que vem crescendo a cada jogo ao comando do Prof. Jalber. A partida teve início as 21:15, onde o grande adversário de ambas as equipes foi o cansaço devido ao longo período de viagem e para os leopoldinense agravou se ainda mais com a ausência de 03 atletas, mesmo com as condições adversas a equipe de leopoldina conseguiu superar a equipe de Cataguases, fechou a partida com o placar a favor de 69 a 19. Já contra a equipe da ABAVA - Associação de Basquetebol do Vale do Aço foi um jogo que os marcadores ficaram próximo todo o tempo da partida chegando no 4ª quarto e último a uma diferença de um ponto, mas a boa atuação do atleta Edmilson  que muito confiante nos arremessos de 03 de três pontos, essa confiança e garra contagiou toda a equipe que passou a  dedicar na defesa conseguindo superar o adversário vencendo a partida por 52 a 44. Na final a equipe enfrentou novamente a forte equipe do SESI Esporte Ipatinga repetindo o confronto da etapa de Leopoldina do Torneio Integração -Taça Rui Malta vencendo pelo placar de 43 a 37. Uma partida que sabíamos que seria difícil, pois, o jogo em Leopoldina tivemos que combinar  uma defesa mista  onde marcamos com maior atenção os dois atletas com maior potencialidade nos arremessos de curta distância e um bom trabalho de pivô abaixo do aro. Os demais atletas marcaram  em zona. Em Ipatinga poderíamos utilizar o mesmo critério de marcação mas pelos desfalques não seria possível, então optamos pela marcação zona 2-3 e com saídas rápidas de contra ataque conseguimos equilibrar o jogo e mantermos a frente no placar, a dificuldade que devemos trabalhar para a próximos confrontos foi a marcação 3 -2 feita pela equipe do SESI Ipatinga que nos complicou desde final do 3º quarto até um pouco mais da metade do 4ª quarto, mas o fato de estar atrás no placar obrigou ao Prof. Alex técnico do SESI Ipatinga a sair na marcação Individual e com isso ampliamos a diferença até os momentos finais, e saímos campeões com muita vibração dos atletas do SESI - Leopoldina. Foto 1 - O atleta Gustavo recebe do anfitrião Rui Malta o troféu de Campeão. Foto 2 Foto da Equipe: Agachados da esquerda para direita:  Thales, Gustavo, Mateus (Carijó) e Joel Mendes (Assitente); Em pé: Edson Bob(Técnico), Denis, Edmilson, Jordan Rufino, Matheus (Baiano) e Sanderson. .
A edição de 2011 a competição se torna um evento estadual com a vinda das equipes das Unidades SESIs de Guaxupé, Nova Lima e Campo Belo além das já tradicionais participações de Cataguases, Ipatinga e da anfitriã SESI Esporte Leopoldina. Este ano a competição será nas categorias sub-15 e sub-17, decisão tomada após pesquisa nas unidades que desenvolvem a modalidade basquete e aprovação da GLE - Gerência de Lazer e ESportes. O evento possui o apoio do SESI/FIEMG, ACIL - Assoc. Comercial, da Secretarias Municipal de Esportes e Saúde, presente em todas as edições e a colaboração do CEFET Campus III Leopoldina também em todas as edições realizada no município de Leopoldina. Breve divulgaremos tabela, resultado dos jogos e outros.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poderia postar a tabela de jogos e os resultados ?? Por favor