"Viva o Esporte com a energia do Bob Esporte Clube!"

quinta-feira, 31 de março de 2011

REUNIÃO TÉCNICA DO MINAS OLÍMPICA JIMI

REPRESENTANTES REGIÃO SUDESTE A
Passado frustrações do ano anterior, as equipes de Basquete Masculino e Futsal Feminino vão participar do Minas Olímpica Jimi 2011 (Jogos do Interior de Minas), a mais tradicional competição do esporte especializado realizada no Estado. A realização dos jogos é fundamental para estimular políticas sustentáveis de incremento ao esporte, criando oportunidades para seu desenvolvimento. Além de movimentar a economia local, gerando emprego e renda nas cidades onde é realizado. Competição realizada há 27 anos pelo Governo do Estado, o Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas - JIMI - 2011 - já envolveu na disputa 233 municípios de todas as regiões de Minas Gerais, 24 % a mais que no ano passado. Em 2010, a competição contou com a participação de 12.622 atletas, de 189 municípios, disputando 20 modalidades esportivas nos naipes masculino e feminino: atletismo, atletismo PCD , basquetebol, basquetebol para cadeirantes, ciclismo speed, ciclismo mountain bike, futsal, ginástica artística, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, natação PCD, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, tênis de mesa adaptado, voleibol e xadrez.   
Na reunião técnica realizada no ultimo dia 30 na cidade de Manhumirim sede da 1ª etapa da região sudeste A o secretário municipal de esporte Gilberto Tony e eu acompanhamos de perto os trabalhos de explanação do regulamento geral, dos regulamentos  específicos das modalidades coletivvas e sorteios das chaves juntamento com os representantes dos municípios envolvido na disputa. Ele mencionou que esta empenhado em dar a maior comodidade aos atletas no período da realização das disputas que vão de 19 a 24 de abril. Também falou da importância do município participar de um evento de tamanha magnitude  no cenário esportivo estadual, onde leopoldina esteve presente em todas as edições principalmente com a modalidade basquete.

quinta-feira, 24 de março de 2011

JOGOS ESCOLARES MOVIMENTARAM GINÁSIOS DA CIDADE

Os resultados dos Jogos Escolares – Fase Municipal  já são motivos de alegria em algumas escolas de Leopoldina. Durante vários dias foram disputados jogos nas quatro modalidades de quadra (basquete, futsal, handebol e voleibol) e também atletismo. O espírito de competição tomou conta dos ginásios. Participaram desta primeira fase 08 escolas estaduais, 05 municipais, 02 particulares e 01 federal com 660 atletas participantes (204 atletas feminino e 456 masculino) com 43 jogos.
Os jogos foram disputados em três locais e se agrupam por modalidades. O ginásio poliesportivo da Getúlio Vargas foi exclusivo do futsal, assim como a quadra do colégio Imaculada Conceição é divide o mesmo espaço para o voleibol e handebol. Basquete no ginásio do CEFET. As provas de atletismo aconteceram exclusivamente na pista de corridas do Clube APPL.
Cada modalidade tem duas faixas etárias dividas em masculino e feminino.
Todos os dias foram muito movimentados, principalmente na primeira fase da competição – fase municipal. As quadras possuem agenda cheia e receberam muitos jogos diariamente. A maratona de partidas começava de manhã e terminava somente no final da tarde, com uma pausa pro almoço ao meio-dia. 
Como é de costume, em todos os anos nos Jogos Escolares os colégios compareceram em peso para prestigiar seus atletas. Os alunos se reúnem e formam torcidas organizadas para acompanhar o desempenho dos colegas de classe dentro das quadras ou pistas. O barulho fica por conta das garrafas pet, apitos e instrumentos musicais que dominam as arquibancadas.
A competição é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação para qualificar o esporte escolar, e tem por objetivo contribuir para uma educação de qualidade e para a formação integral dos alunos.
O Secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo Gilberto Tony ressalta a importância de reunir os jovens fora do ambiente da sala de aula. “Essa competição já é tradicional na cidade, porque gera um efeito muito positivo de união entre os alunos e de confraternização com alunos de escolas diferentes. Quero parabenizar, também, todos os envolvidos na organização do evento por mais esse sucesso”, comenta o secretário.
O JEMG 2011 acontecerá em três etapas: Microrregional e Regional na cidade de Cataguases e Estadual na cidade de Juiz de Fora. Os jogos selecionam as escolas e os alunos-destaque em atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, natação e judô para representarem Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares.
CLASSIFICADOS PARA A FASE MICRORREGIONAL

MÓDULO I (com alunos de 12 a 14 anos -nascidos em 1997, 1998 e 1999)

Futsal Feminino: Escola Municipal Ribeiro Junqueira
Futsal Masculino: Escola Estadual Professor Botelho Reis
Handebol Feminino: Colégio Imaculada Conceição
Handebol Masculino: Escola Municipal Ribeiro Junqueira
Voleibol Feminino: Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros
Voleibol Masculino: Colégio Imaculada Conceição

MÓDULO II (com alunos de 15 a 17 anos -nascidos em 1994, 1995 e 1996).
Basquetebol Feminino: Escola Estadual Professor Botelho Reis
Basquetebol Masculino: Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho
Futsal Feminino: Escola Estadual Luiz Salgado Lima
Futsal Masculino: Escola Estadual Professor Botelho Reis
Handebol Feminino: Colégio Imaculada Conceição
Handebol Masculino: Escola Estadual Luiz Salgado Lima
Voleibol Feminino: Escola Estadual Marco Aurélio Monteiro de Barros
Voleibol Masculino: Centro Federal de Educação Tecnológica-MG-UNED/Leopoldina
Postado por Gilberto Tony

ATLETAS DE BASQUETE DE CATAGUASES NA SELEÇÃO MINEIRA

ISABELLA E MARIANA

Muito gratificante saber que as jovens atletas Isabela Scher e Mariana Santos do SESI Esporte Cataguases estão representando a Zona da Mata na Seleção Mineira de Basquete Feminino sub 15, que irá representar o estado de Minas Gerais no campeonato brasileiro na cidade de Foz de Iguaçu, nos dias 01 a 5 de Abril. Elas estão treinando na cidade de Uberlândia desde o dia 21 de março no Praia Clube. "Cidade onde acontece o Curso de Capacitação do SESI ATLETA DO FUTURO 2011.   Prof. Jalber que foi levar as atletas para apresentação me confidenciou que existe grandes possibilidades que pelo menos uma das atletas possa representar Minas Gerais em Foz do Iguaçu, o que seria inédito para os atletas do eixo Leopoldina-Cataguases na modalidade basquetebol".

quinta-feira, 17 de março de 2011

ZONA DA MATA COM REPRESENTAÇÃO NA COPA LATINOAPERICANA

De hoje até sábado, o ginásio do Maracanãzinho é palco da Copa Latinoamericana de Tênis de Mesa, que reúne os 24 melhores atletas latinos - 12 no masculino e 12 no feminino - dos três continentes. O professor Adalberto Ferraz Lima Chefe do Setor de Esportes da Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas e Árbitro Nacional da
Confederação Brasileira de Tênis de Mesa esta no Rio de Janeiro trabalhando na Copa Brasil de Tênis de Mesa, evento que ocorre paralelamente à copa latina de TM. O Evento terá a transmissão ao vivo para o Brasil pelo canal Esporte Interativo, a partir de 17h de sábado. Estarão na mesa os melhores jogadores do nosso continente. O Tênis de Mesa em Cataguases e região é bastante praticado, temos academias e espaços em Cataguases, Itamrati de Minas, Ubá, Piraúba, entre outros na região. Segundo o prof. Adalberto grande incentivador da modalidade na região, os atuais campeões estaduais dos Jogos Escolares de Minas Gerais na modalidade são em sua maioria de nossa região.

domingo, 6 de março de 2011

ICMS ESPORTIVO

Criado pela lei 18.030/2009, o ICMS Esportivo assegura complementação financeira relativa às despesas com atividades esportivas e é liberado mensalmente. Treze grupos de atividades são considerados para pontuação no ICMS Esportivo:
Programas Sócio-Educacionais, Esporte para Pessoas com Deficiência, Jogos
Escolares Municipais, Minas Olímpica - Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG),
Jogos do Interior (JIMI), atividades de futebol amador, Esporte para a Terceira
Idade, Xadrez na Escola, Academia na Escola e outros programas.

Para o município ser beneficiado deve comprovar a existência do Conselho Municipal de Esportes e em funcionamento e enviar, dentro do prazo solicitado, as informações exigidas referentes às atividades esportivas desenvolvidas no ano anterior. As informações vão ser foram analisadas e aprovadas pela equipe técnica do ICMS Esportivo.

O município de Leopoldina até o ano de 2009 não existia o Conselho Municipal de
Esporte formado e em funcionamento. Durante todo o ano de 2010 a Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo empenhou na formação do conselho, nomeação dos seus membros, aprovação do regimento interno e da Lei Municipal de Esportes.
“Ficamos durante todo o ano de 2010 trabalhando para colocar o Conselho Municipal de Esportes em pleno funcionamento. Encontramos o Município sem o conselho e tivemos que começar tudo do zero. Mais valeu a pena. Hoje o nosso município já está registrado junto a Secretaria de Esportes e Juventude para começar a ser beneficiada no próximo ano de 2012”, ressaltou o Secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo Gilberto Tony.

O trabalho não pára por ai. A secretaria já deu inicio ao trabalho da realização do Inventário Esportivo Municipal, um dos requisitos da Lei do ICMS Esportivo.
INVENTÁRIO ESPORTIVO
Com base nos padrões da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, o inventário tem como objetivo identificar os equipamentos esportivos no município e realizar o mapeamento de todas as estruturas do segmento na cidade por meio da coleta de dados, ordenamento e sistematização dos equipamentos.
Esta ação permitirá à Secretaria realizar o diagnóstico de deficiências e pontos
críticos, otimizar os recursos públicos evitando a sobreposição de ações, como
também coletar informações que subsidiarão os projetos para captação de
recursos.
 Parao secretário Gilberto Tony, o projeto além de inovador é um passo concreto na área do esporte. “Essa ação é de grande relevância porque demonstra à população que ampliar as ações esportivas no Município é uma de nossas metas, e o inventário, além de um importante instrumento solidificador das informações para fins de planejamento e gestão da atividade esportiva no município, possibilitará ao poder público e comunidade a definição de prioridades para utilização dos recursos de incentivo ao esporte que forem sendo disponibilizados”, ressaltou. Postado por Marcus Vinícius - Show do Marcus Vinícius