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sexta-feira, 24 de maio de 2019

UM OLHAR NO ESPORTE ESCOLAR.


Podemos dizer que o esporte é o conjunto de exercícios físicos, desporto, recreação, lazer e o outros orientado, conduzido, organizado por professores de educação física. Com isso o esporte se tornou um estilo de vida, tanto que CAGIGAL apud DARIDO e RANGEL (2005) afirma que o esporte é o um dos hábitos que caracteriza o nosso tempo, ou como coloca TUBINO (1999) “o maior fenômeno do século xx. Com este aspecto podemos colocar o esporte como um fenômeno social contemporâneo estimulando reflexões sobre seu tratamento como conteúdo curricular social.

No final do século XIX, na época da revolução Industrial, tivemos o surgimento das modalidades do futebol, o atletismo e o rúgbi na Inglaterra dando início o que podemos dizer o esporte moderno.
Já no Brasil o início do esporte se deu entre 1946 e 1968, onde a Educação Física sofreu influência do Método Esportivo, criado na França por AUGUTSO LISTELLO. Este método tinha como objetivo principal iniciar os alunos nos diferentes esportes, utilizando estratégias lúdicas, mais livre, flexível. Com regras, técnicas e táticas impostas pela atividade esportiva praticada. Com a ascensão do Regime Militar a Educação Física Escolar passou a ser a razão do Estado subordinadas a este durante toda década de 70. A aptidão física torna-se referência fundamental para orientar desde o planejamento até a avaliação da Educação Física.

Na década de 80 o cenário político muda, ficando marcada no meio acadêmico, pelo questionamento e pela reflexão sobre o papel da Educação Física e principalmente sobre o papel do esporte dentro da escola, o Esporte Educação.

Bem o esporte na escola tem por finalidade democratizar e gerar cultura pelo movimento de expressão do indivíduo em ação como manifestação social e de exercício crítico da cidadania, evitando a exclusão e a competitividade exacerbada. Com isso, o professor ao trabalhar o esporte-educação, além de proporcionar aos alunos a vivência de diferentes modalidades, deve leva-los a refletir de forma crítica, não só dos problemas que envolvem o esporte na sociedade, tais como a utilização de drogas ilícitas para melhoria da performance, a corrupção e violência, mas também sobre os aspectos positivos, como geração de empregos, o desenvolvimento de pesquisa científicas, tanto no tocante a novas tecnologias como na área médica.

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