Muitas dúvidas surgem entorno
de quando as crianças devem iniciar nas atividades esportivas. Seguir o esporte
do pai? Praticar o mais viril? Escolher puramente pela sobrevivência?
Matricular no que está em alta na mídia? Bem, são várias possibilidades que
podem ser levados em consideração para escolha de uma modalidade esportiva de
maneira puramente empírica.
Levando em
consideração alguns saberes, podemos dizer que a Educação Física escolar tem a
função primordial de levar as crianças de 7 a 10 anos, ou seja, a iniciação nos
jogos desportiva coletivos, abrange desde o momento que as crianças iniciam nos
esportes até a decisão por praticarem uma modalidade. Portanto as aulas, os treinos,
os encontros esportivos devem respeitar a fase do desenvolvimento das crianças
e dos pré-adolescentes.
Com relação as fases
de iniciação desportiva, apresentamos as crianças em idade de 7 a 10 anos,
correspondente o 2º ao 4º ano do ensino fundamental, as atividades lúdicas e
participativa a fim de oportunizar o ensino das técnicas desportivas,
estimulando o pensamento tático.
Já a segunda fase de
iniciação desportiva, que atende crianças de 11 a 12 anos, em idade púbere,
dá-se início a um maior acervo motor juntamente com apresentação de diversas
modalidades esportiva.
Por fim a iniciação
esportiva para alunos de 13 a 14 anos (alunos/atletas), presente nesta fase a
automação e refinamento dos conteúdos aprendidos anteriormente, fundamentais
nesse momento de desenvolvimento esportivo. Fase que o aluno/atleta opta por
uma modalidade, depois da aprendizagem e conhecimento de outras modalidades
esportivas.
É notório os valores
sociais presentes no esporte principalmente na fase de iniciação esportiva; a
cooperação, o controle emocional, a relação com o perder e ganhar, a
diversidade social e de gênero, a relação de liberdade e responsabilidade. Já
os valores psíquicos, podemos citar; tensão e relaxamento, a atenção, a satisfação
lúdica, a confiança (pessoal e grupal), as táticas individuais e em grupo e o
lidar com as regras.
Desta forma, podemos
citar as vantagens da prática de atividades físicas, o domínio e o conhecimento
do corpo; o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança; e a melhora
do sistema cardio circulatório, da flexibilidade e do equilíbrio. As crianças e
jovens que se movimentam, brincam e praticam exercícios físicos regularmente
através da orientação e acompanhamento de profissionais de Educação Física,
tornam-se adultos mais saudáveis, reduzindo o risco de obesidade, diabetes e
hipertensão, ganhando mais equilíbrio motor e condicionamento.
2 comentários:
Parabéns pelo texto e pela iniciativa
Obrigado Prof. Guilherme Tucher
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