O Bob Esporte Clube é um blog que oferece informações rápidas e análises sobre esportes. Com estilo direto e descontraído.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Competição reúne centenas de Atletas do Futuro

ATLETAS DE BASQUETE DO SESI LEOPOLDINA
Cerca de 830 jovens de 13 a 17 anos participaram, de 3 a 7 de setembro, da primeira edição dos “Jogos Sesi Atletas do Futuro”. A competição, que já nasceu como a maior entre escolas de formação de atletas do estado, contou com as modalidades de voleibol, futsal, handebol e basquetebol e foi realizada no Clube do Trabalhador, em Betim. 

Lucas Barreto, 16 anos, foi um dos esportistas participantes. O atleta, que participa de competições esportivas desde os quatro anos de idade, conta a importância de competir em um torneio estadual e de conquistar a medalha de bronze no futsal, um das mais representativas de sua vida. “O torneio foi muito bom, perfeito para mim. Pretendo voltar nos próximos anos e quem sabe conquistar novas medalhas, ampliando as conquistas com a equipe”, afirmou Barreto, que integra a equipe do Atleta do Futuro do Sesi de Pouso Alegre, na região sul do estado. 

Para o coordenador nacional do Programa Atleta do Futuro, Felipe Fagundes, iniciativas como o torneio, promovido pelo Sesi-MG, têm o poder de transformar positivamente a vida de milhares de crianças e jovens de todo o estado. Ele defende a necessidade de ampliar o projeto, levando para outros estados do país. “Estamos começando um processo de integração entre as unidades federativas. Nosso objetivo é o de, no futuro, realizarmos uma grande mobilização, capaz de envolver milhares dos mais de 190 mil atletas do futuro que temos em todo o país”, ressaltou o coordenador. O projeto, completa Fagundes, oferece 37 modalidades esportivas em todo o país, sendo que 17 delas são olímpicas. 

“É um novo olhar para a base e para a formação de esportistas no país. Costumo dizer que não há indústria que não precise e não estimule o trabalho em equipe, e que o esporte, não importa a modalidade, é, sem dúvida, a melhor escola para esses jovens, que aprendem, na prática, a importância de valores como a união e o companheirismo, entre outros. Aqui, estamos vendo a formação esportiva e a formação para a vida”, finalizou Fagundes. É o que também acredita o gerente de Esporte e Lazer do Sesi-MG, Christiano Leal. Para ele, o esporte é um caminho para que os jovens amadureçam e apreendam importantes valores, capazes de formá-los enquanto cidadãos. “Essa iniciativa, inédita no estado, é uma que pode ser replicada para outros estados”, acredita Leal. 

Projeto formador

O Atleta do Futuro, realizado desde 2007, já beneficiou mais de 29 mil pessoas no estado só em 2011. O objetivo é preparar crianças, jovens e adultos para a prática de futsal, voleibol, natação, entre outros esportes. Além disso, investe em equipes de competições, que preparam os jovens atletas para as mais importantes provas de todo o país.  Conheça mais sobre o programa Atleta do Futuro e sobre os atletas que se destacam no cenário esportivo nacional. Postado no Portal Oficial da FIEMG: http://www5.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=13356&mid=30568&ctl=Ver&id=1228Informações em Leopoldina , pelo telefone (32)3449-1284.

Nenhum comentário: