"Viva o Esporte com a energia do Bob Esporte Clube!"

segunda-feira, 28 de junho de 2010

SAI TABELA DO JOGOS DO INTERIOR 2010

Definido as datas e horários do maior evento esportivo do estado de Minas Gerais que acontece no período de 20 a 25 de julho na cidade mineira de manhuaçu. A equipe de basquetebol campeã da 2ª etapa de 2009 se prepara com dificuldades para representar o município devido a vários desfalques como a do armador  Maxisiley (Max) que tem compromissos de formatura. Já a equipe de vôlei tem algumas dificuldades mas acredita que na data estará com força máxima. Confira a tabela clicando no endereço ao lado: http://www.jimi.mg.gov.br/arquivos/TabeladeJogosMANHUACUSudeste.pdf
ATENÇÃO É POSSÍVEL QUE DEVIDO A LEI ELEITORAL O SITE FIQUE FORA DO DO AR POR ALGUM TEMPO SE ISSO ACONTECER PUBLICAREMOS A TABELA NO BLOG.

domingo, 27 de junho de 2010

SE MOTIVAR É O PRIMEIRO PASSO

O que te faria sair de casa antes das 6 horas da manhã, vestindo roupas leves, para percorrer 10 km à pé em cerca de 60 minutos? E entrar numa piscina, estando só de maiô ou sunga, numa manhã um pouco mais fria, sabendo que está, vamos dizer, um pouquinho acima do peso, para fazer uma aula de hidroginástica? Ou ainda, encarar um trânsito terrível após passar o dia inteirinho resolvendo pepinos na sua empresa, para levantar pesos na academia?
Por incrível que pareça, a maioria de nós profissionais de Educação Física parece acreditar que todo mundo deveria querer, do fundo de seus corações, passar por todas estas dificuldades sorrindo, na busca de melhorias na saúde, de um corpo mais bem delineado, de qualidade de vida, bem-estar e todas as demais maravilhas prometidas pela prática regular de atividades físicas.
Ledo engano: as estáticas dão conta de que o tempo médio de permanência de clientes matriculados em academias de fitness em São Paulo é de 4 meses (ACADE SYSTEMS, 2008), mesmo levando em consideração que a maioria das academias hoje trabalha com planos anuais ou semestrais! E esta constatação não tem nada haver com a qualidade de atendimento, com o nível técnico dos professores ou com as instalações e equipamentos das academias.
Os pesquisadores Marcos Santos Ferreira, do Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da UERJ, e Alberto Lopes Najar, da Escola Nacional de Saúde Pública, reconhecem que há um equívoco quando se avalia que houve um aumento no número de praticantes de atividades físicas no país.
Segundo eles, seria necessário um aumento no número de variáveis utilizado pelos programas pró-atividades físicas na avaliação de sua eficácia, pois acreditam que os números crescentes apresentados estão muito relacionados com o aumento na oferta de locais públicos para a prática destas atividades.
Deste modo, considerando que a adesão à prática de atividades físicas regulares é um fenômeno complexo, os autores alertam para o caráter efêmero desta adesão, ou seja, há um aumento da prática quando há campanhas de estímulo, mas a adesão volta aos níveis iniciais quando cessam as campanhas (FERREIRA e NAJAR, 2005).
Em outra pesquisa (TAHARA, SCHWARTZ e SILVA, 2003), os resultados demonstraram que a maioria dos sujeitos entrevistados aponta a questão estética e a melhoria da qualidade de vida como sendo os principais fatores que os levam a manter-se em atividade. Ao mesmo tempo, declaram que o grande vilão responsável pela desistência da prática de atividades físicas é a falta de tempo.
As autoras relatam ainda como fatores importantes da adesão ao estilo de vida ativo as influências sociais da família e dos amigos, além de constatarem que adultos aderem mais facilmente à prática de atividades físicas quando estas estão relacionadas com divertimento, a sentir-se bem e à redução do estresse.
E olha só que interessante as conclusões a que chegaram as autoras de outro estudo (DUARTE, SANTOS e GONÇALVES, 2002), realizado em Pelotas (RS), com pessoas de 40 a 60 anos, metade delas frequentadoras de academias e a outra metade composta por praticantes de caminhada em vias públicas: os principais motivos que conduzem estas pessoas a participarem de atividades físicas são o aumento da expectativa de vida e a busca por um padrão de vida ativo, atribuindo à saúde do físico e da mente, ao bem-estar e à disposição a motivação para a continuidade.
Daí o motivo da minha pergunta: o que te faz feliz? A questão é que eu acredito que o único modo de você aderir e se manter praticando atividades físicas e fazendo algo que você gosta, fazendo algo que te faça feliz!
Você gosta de caminhar? Ótimo, então vamos caminhar. Você gosta de correr? Vamos lá! Prefere exercícios localizados? Excelente! Ah, é na água que você se sente melhor? Então vamos mergulhar. Ou seja, não sou eu quem tem que dizer o que é melhor para você. É você mesmo que irá decidir.
Perceberam que tanto os motivos para a adesão quanto para a continuidade em programas de atividades físicas estão geralmente relacionados a questões qualitativas e não quantitativas. E que estas questões tem um caráter intangível, ou seja, não podem ser vistas, tocadas ou mesmo sentidas antes que elas aconteçam.
O papel do profissional de Educação Física, neste caso, é de oferecer opções dentre a ampla gama de alternativas possíveis e adequar a escolha do aluno aos seus objetivos. Existem variadas formas de treinamento aeróbio, diversas estratégias de desenvolvimento de força, várias maneiras de melhorar a resistência muscular, uma extensa variedade de estratégias para redução de peso, e o profissional de Educação Física deve estar apto a planejar o caminho adequado método para alcançar estes objetivos.
Porém, há apenas uma pessoa que pode criar motivação para aderir e se manter treinando e esta pessoa é você. Converse com o professor de sua academia, fale para ele o que você gosta e o que você não gosta de fazer. Junto como ele, procure identificar quais as estratégias que te motivam mais para se manter em atividade. E pratique sua atividades físicas feliz. Tenho certeza que com o compromentimento do indivíduo em determinada atividade, estará naturalmente motivado para vencer qualquer barreira de atividades cuidadosamente  planejada. Edsonbob-2010 (Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/).

NOVIDADES NO BLOG

Bem, preocupado com o bem estar de atletas, amigos e amantes do esporte em geral iremos blogar algumas  matérias e/ou artigos sobre o movimento humano e seus efeitos no organismo além de curiosidades no mundo do movimento.

sábado, 26 de junho de 2010

HANDEBOL FEMININO PREF. DE BETIM X SESI ESPORTES LEOPOLDINA

Fim de jogo a equipe do SESI - ESPORTES MG Leopoldina não conseguee manter o ritmo e perde para equipe da Pref. Municipal de Betim por 20 a 14. Em breve reportagem completa da disputa.

HANDEBOL FEMININO PREF. DE BETIM X SESI ESPORTES LEOPOLDINA

A 3 minutos do início do segundo tempo a equipe leopoldinense vence a partida por 7 a 4. Partida muito nervosa.

HANDEBOL FEMININO EM BETIM

A equipe do SESI ESPORTES MG - Leopoldina esta neste momento jogando 2ª fase do campeonato mineiro na cidade de Betim jogando contra a forte equipe local. Ontem a noite a equipe enfrentou a equipe de Usina Esperança e venceu pelo placar de 28 a 8, portando se vencer hoje a equipe sai em primeiro lugar na fase. Ontem a equipe mesmo vencendo pelo placar dilatado a equipe se apresentou muito nervosa, cometendo erros primários que se cometerem hoje pode deixar a chance de sair em primeiro lugar na fase escapar. Confira ao vivo assim que as notícias chegarem pelo prof. Paulo Céser (Lexú) colocarei no blog.

domingo, 13 de junho de 2010

LEOPOLDINENSE PRESENTE NA III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTE

Aconteceu entre os dias 03 a 06 de junho a III Conferência Nacional do Esporte, onde delegados eleitos nas conferencias estaduais de todas as regiões brasileiras estiveram reunidos com a finalidade de construir um Plano Decenal para o esporte.  Um momento único onde à sociedade civil juntamente com o poder Legislativo pode concretizar seus sonhos. Foram discutidas ações e metas que irão direcionar o trabalho esportivo nos próximos 10 anos, este plano de ação teve sua estruturação respeitando os interesses de todos os Estados e municípios brasileiros. A Conferência teve seu início com o pronunciamento do Ministro dos Esportes Orlando Silva que foi ovacionado quando declarou que o “Professor de Educação Física é a alma do esporte no Brasil”, em outro momento o Ministro também fez criticas a um inciso da Lei Pelé que esta para ser aprovada no Senado, que cria o monitor de esportes e solicitou que os Senadores votassem contra este artigo. Neste primeiro dia tivemos também a presença marcante do Ministro Samuel Pinheiro Guimarães.
No segundo dia da conferência tivemos a presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, que fez a entrega de uma placa aos esportistas homenageados: César Cielo, Maurren Maggi, as jogadoras da seleção brasileira de vôlei feminina, Jaqueline Silva, André de Souza, Mizael Conrado de Oliveira, a Profª kátia Rubim, ao Prof. in memorem Manoel Tubino entre outros atletas presentes. Em seu discurso o Presidente Lula quebrou mais uma vez o protocolo e pediu desculpas aos delegados presentes pela sua demora, pois estava em um outro compromisso. Aplaudido varias vezes, o Presidente anunciou o PAC 2011 que terá R$ 4,1 bilhões destinados a construção de ginásios cobertos e espaços esportivos em escolas públicas. Além disso, aproveitou o momento para puxar a orelha das confederações esportivas cobrando delas um plano de metas até 2015 e para convencer os mais de 6.000 prefeitos da importância de se investir no esporte de base de seu município. “Eu acho que todo o dinheiro que a gente [governo federal] tiver que colocar tem que ser com base num plano de metas, e ser fiscalizado por todos nós, para que possamos atingir nossos objetivos”, afirmou o presidente.
No terceiro dia foram discutidas as ações e as metas pelos delegados presentes, e Leopoldina teve como representante a Profª do Sesi Giselly Norberto da Silva que participou de duas linhas estratégicas – Esporte, Educação e Lazer e Esporte de Alto Rendimento. Na primeira foram aprovadas ações que ampliam e qualifica o atendimento dos programas sociais do Ministério do Esporte, Desenvolvimento do Esporte e do Paradesporto Escolar, Universitário e Comunitário, entre outras. No Alto rendimento as metas mais importantes foram projetar o Brasil entre os 05 melhores colocados na Olimpíada 2016, criar o Conselho Gestor da Rede Nacional de Esporte, interligação entre Esporte e Educação em todos os níveis de Governo, para que a formação esportiva seja obrigatória, entre outras. Além destas metas foram aprovadas ações que obrigam todos os municípios ter o Conselho Municipal de Esporte para fiscalizar e angariar recursos.
Na opinião da Professora Giselly Norberto, o evento foi de suma importância para os novos rumos do esporte brasileiro “a Conferência pode propiciar a integração do Governo Federal com a Sociedade Civil, e através dela pode se concretizar metas que a mais de 30 anos se pleiteavam,” afirmou a professora.
A III Conferência Nacional do Esporte e Lazer terminou com a aprovação da Carta de Brasília. A Conferência Nacional do Esporte foi convocada pelo Decreto Presidencial de 21 de janeiro de 2004 , configura-se com um espaço de debate , formulação e deliberação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer para o país. Acrdito que os poderes do nosso município estão cientes dos benefícios que estas ações possam trazer para nossa comunidade e já tenham traçados estratégias baseadas nas metas aprovadas na III Conferência Nacional do Esporte e Lazer. Parabenizo a dedicação e o respeito que a Profª. Giselly em estar presente em um evento importantíssimo para o profissional de Educação Física que tanto clama por espaços como este, é neste momento que temos que ir a luta, levantar a voz principalmente nos que estamos na base de trabalhos que estão se consolidando. Edson Bob-2010.

1º FORUM MINEIRO DE ATLETISMO


A Federação Mineira de Atletismo (FMA), com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), PUC Minas, SESI-MG e Prefeitura de Belo Horizonte, realizará nos dias 25 e 26 de junho o 1º Fórum Mineiro de Atletismo, com tema “Análise do Cenário Atual do Atletismo em Minas Gerais”.

DEFINIDO OS CONFRONTOS NA 2ª ETAPA DOS JOGOS DO INTERIOR

Seguindo as normas determinações dos Jogos do Interior de Minas Gerais que aconteceu no congresso técnico no último dia 11 na cidade Manhaçu sede da 2ª etapa da competição que acontece do dia 21 a 25 de julho. A equipe de basquete masculino leopoldinense foi sorteada como cabeça de chave e entra em quadra no segundo dia dos jogos, enfrentará neste período as equipes dos municípios de São João Del Rei, Barbacena, Viçosa e Juiz de Fora em chave única. Já a equipe de Vôlei masculino esta na chave B na fase classificatória e terá como adversários as equipes dos municípios de Juiz de Fora e Santos Dumont, na chave A estão as equipe de Carangola, Barbacena e Manhuaçu. Os técnicos e dirigentes aguardam a divulgação da tabela para planejarem as atividades objetivando a participação na 2ª etapa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

HANDEBOL FEMININO É CAMPEÃO COPA REGIONAL SUDESTE “B” CADETE /2010

A equipe de handebol feminino cadete SESI Esportes MG-Leopoldina venceu a primeira fase do Campeonato Mineiro da categoria (COPA REGIONAL SUDESTE B). O que deu-lhe a vaga para a próxima fase que provavelmente será disputado na cidade de Betim na data de 18 a 20 de junho. Mas conforme informações da coordenadora técnica da Federação Mineira de Handebol Meyre a data pode sofrer alterações. A equipe nesta 1ª fase enfrentou as equipes do Minas Olímpica SESI-Cataguases e SESI Esportes MG-Muriaé, vencendo ambas as partidas. No primeiro confronto contra a equipe de Cataguases a equipe teve muitas dificuldades no primeiro tempo saindo vencendo por 04 a 03. Mas no segundo conseguiu envolver o adversários realizou alguns contra-ataques em bolas recuperados pala defesa forte que foi construída com decorrer da partida, um dos fatores positivo da equipe na partida, vencendo o jogo por 21 a 09. Já a partida deste domingo a equipe não deve grandes dificuldades de enfrentar a equipe do SESI Esportes MG-Muriaé vencendo o jogo por 30 a 10. As atletas leopoldinenses Luiza Caldi Peres conquistou a artilharia e o título de melhor atleta , a atleta Fábia Chagas de Souza foi eleita a melhor goleira da competição e o professor Cássio Muniz foi eleito melhor técnico da competição.

domingo, 6 de junho de 2010

FUTSAL ESTREIA NO CAMPEONATO MINEIRO DO INTERIOR

A equipe de futsal sub-13 Atleta do Futuro SESI-Leopoldina estreou na temporada 2010 do Campeonato Mineiro do Interior em partida realizada na cidade histórica de São João Del Rei onde enfrentou a equipe do Athletic. A equipe de Leopoldina que tinha a poucos dias conquistado o 1º lugar na competição do Clube Leopoldina, se mostrou nervosa nos primeiros minutos da partida  e jogava de igual para igual o que foi visto após a partida como um problema pelo Prof. Paulo (Lexu) onde o mesmo achou que poderia conter o ímpeto dos atletas em tentar a meta do adversário como único objetivo da partida, o mesmo disse que podia ter como objetivo principal de jogar fechado na defesa, pois, jogava na casa do adversário. O fato é vindo de várias vitorias a busca de um placar a favor fez com a equipe se desequilibrasse e dando assim a vitória da forte equipe do Atletic 07 a 02. A próxima partida da equipe do Atleta do Futuro SESI - Leopoldina será no dia 10 ás 20 horas em Leopoldina em local a ser definido.

III ETAPA DA COPA INTEGRAÇÃO DE TÊNIS DE MESA

A Copa Integração de Tênis de Mesa é um evento que chega a sua 4ª edição que acontece no Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gomes situado na avenida Getúlio Vargas s/n, é uma competição que tem como objetivo desenvolver o tênis de mesa na região da zona da mata mineira, incentivando o jovem a praticar esportes. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, até às 9h, com início da competição às 10h. A taxa de inscrição tem um valor de R$ 10,00 para disputar uma categoria e R$ 15,00 para disputar duas categorias. As categorias em disputa são: Mirim - até 11 anos; Infantil - de 12 a 15 anos; juniores - de 16 a 21 anos; adulto - todas as idades; seniores - acima de 30 anos. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina, Colégio Equipe de Cataguases, Olavo Corretora de Seguros, Oficina do Betinho, Academia de Tênis de Mesa do Instituto Francisca de Souza Peixoto. A organição solicita que seja feita uma pré-inscrição até o dia 17 de junho, para previsão de número de mesas para o evento. Informações na Secretaria de Esportes de Leopoldina.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

BASQUETE DO ATLETA DO FUTURO SESI-LEOPOLDINA JOGA EM SÃO JOÃO DEL REI

Na quinta-feira dia 03 as equipes de basquetebol masculino sub-15 e sub-17 do Atleta do Futuro SESI - Leopoldina jogaram contra as equipes do tradicional Athletic Club. Na categoria sub-17 o Athletic venceu por 49 a 30, os 19 pontos a favor da equipe adversária mostra que a categoria sub-17 precisa melhorar muito principalmente nas finalizações que estão precipitadas e tem como resultado as imprecisões nos tiros de média e longa distância, facilitando assim o rebote ofensivo. A defesa foi um fator positivo da equipe Sub-17 do Atleta do Futuro que foi evidenciado no 1º e 3º quarto, sendo que este último vencido pelos jovens leopoldinenses. Nos números da partida 1º quarto A. Futuro SESI fez 09 pontos contra 13 do adversário, no 2º apesar de conseguir pegar muitos rebotes tanto ofensivamente como defensivamente, mas não resultou em cesta o que ocasionou o placar delatado de 11 a 01 adverso. Já no 3ª quarto a equipe voltou conseguindo muitos rebotes principalmente com o pivô Leonardo Marçal que foi destaque neste fundamento, a equipe leopoldinense venceu o quarto por 16 a 07, no último quarto a equipe perdeu a postura defensiva o que resultou a superioridade do Athletic vencendo o quarto por 18 a 04.

Na categoria sub-15 o Atleta do Futuro SESI – Leopoldina venceu por 21 a 20 o Athletic Clube. A equipe se apresentou bastante nervosa, o que pode justificar o resultado do último encontro em 2009 onde os adversários venceram por 45 pontos de vantagem na ocasião, ficando o placar final da época em SESI Leopoldina 23 e Athletic 68. Mas nesta partida foi diferente. Os meninos leopoldinenses foram superiores nos 1º e 3º quarto vencendo os mesmo respectivamente por 08 a 04 e 10 a três, no 2º quarto mesmo pegando muitos rebotes tanto na defesa como no ataque não convertia em cesta, sendo o pior quarto de ambas as equipes que foi vencido pelo Athletic 2 a 0, já no 4º quarto a equipe de Leopoldina se mostrou muito nervosa errando muitos passos e precipitando nos arremessos, a equipe adversária aproveitando a situação colocou 11 pontos a 3. Com essa vitória do sub-15 e a ascensão da equipe sub-17 o basquete de base do SESI – Leopoldina encerra o planejamento do 1º semestre. De acordo com o nosso planejamento as atividades de preparação técnica, tática e física se encerrariam com uma competição na ocasião seria a II Torneio Integração de Basquete SESI Zona da Mata que foi transferido para os dias 10 e 11 de julho iniciando o segundo semestre. Edson Bob-2010