O Bob Esporte Clube é um blog que oferece informações rápidas e análises sobre esportes. Com estilo direto e descontraído.

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

NOSSA PAIXÃO! O FUTEBOL.


Podemos falar que o futebol é considerado mais que um esporte, um estilo de vida, uma forma de interagir com a sociedade brasileira. Independente de classe social, raça ou qualquer outra diferença. Com isso dizemos de carteirinha, que nenhum outro desporto mobiliza os brasileiros de tal maneira como o futebol.  
Em cada camisa de um clube de futebol tem histórias e tradições próprias. E com isso     vamos nos identificando com cada um deles, as influências de familiares sendo os primeiros critérios para escolha do clube do coração, depois passamos influencias de amigos, a mídia também ajuda influenciar principalmente para o clube que está em evidência no momento, esse conhecido com torcedores modinhas, ainda tem os torcedores que acompanham alguns ídolos, que mudam de clubes quando esses assinam contratos com outras agremiações.
Nós brasileiros, não somos criadores do futebol, mas somos considerados o pais do futebol, no lugar da Inglaterra onde o esporte foi criado. Podemos relacionar esse amor a conquista dos cincos campeonatos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994, 2002). Alguns estudiosos associam esse sucesso a grande miscigenação dos povos e raças, outros que o futebol é uma manifestação cultural que com isso se tornou uma característica do povo brasileiro. Com o grande fanatismo, mas, no meio dos intelectuais o futebol foi perdendo prestígio ao mesmo tempo ganhando mais adeptos nas grandes massas dos menos favorecidos da população brasileira. Fanatismo este que são usados pelos políticos que usam em benefício próprio, apoiam o futebol para conquistar aquele grande número de torcedores. Que diga de passagem, o esporte tem a capacidade de atrair muita gente entre praticantes, amantes, profissionais e o futebol por sua vez atrai multidões, com uma facilidade enorme.
Os meios de comunicações após a copa de 50, passaram a acompanhar mais esse esporte, enaltecendo os ídolos de cada time e divulgando as partidas e os campeonatos. O crescimento econômico da época impulsionou o crescimento do futebol, com isso surgiu vários campos de futebol nas cidades, aumentando o número de praticantes. Já nos anos 90 começamos a exportar nossos atletas em potencial para o exterior. Os quais conquistaram muito sucesso, resultando na saída do país de atletas cada vez mais cedo em busca de reconhecimento.

O futebol e sem dúvida o esporte mais popular do planeta, praticado em todos os países nos cincos continentes. Fazendo parte do dia a dia de todas as sociedades atuais independente de questões políticas, religiosas, econômicas ou sociais.
Desta forma vejo o futebol que muitas vezes é encarado por parte de praticantes, principalmente iniciantes, onde seus sonhos estão associados ao desejo de vencer dificuldades que enfrentam na vida e, assim buscam melhorias para sua vida e para toda a família. Mas muitas vezes deixam de se apoiar em outros meios como os estudos, e ficam à deriva na vida.


Nenhum comentário: