O Bob Esporte Clube é um blog que oferece informações rápidas e análises sobre esportes. Com estilo direto e descontraído.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

ÓTICA DOS JOGOS ESCOLARES

Venho a algum tempo participando e observando os jogos escolares, primeiramente o municipal que tive uma breve participação no que se resume em 2 anos quando estudante na E.E. Prof. Botelho Reis (Ginásio), nas modalidades, basquetebol, handebol e voleibol. 

“Essa participação teve influência direta da pessoa de Carlos Adilson (Casado) que nos deixou recentemente. O mesmo me apresentou os fundamentos técnicos de voleibol de forma peculiar e refinada. Além de incentivos para participar de ações esportivas, me motivando com uma visão que o esporte era uma via viável.”
Depois as participações ficaram na organização dos jogos, neste momento meu foco mudou, pois, já atuava como instrutor esportivo nas modalidades, basquete, handebol e voleibol no Ginásio Poliesportivo Municipal José Bastos Faria Freire no bairro Belo Vista pela Prefeitura Municipal de Leopoldina, por volta do ano de 1990. Desta forma coloco firmemente que as competições esportivas escolares difundem os valores esportivos e a integração entre os estudantes atletas.
Os primeiros Jogos Estudantis Brasileiros ocorreram em 1969, por inciativa do Ministério da Educação e Cultura, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, com a participação de 7 estados; Rio de Janeiro, Curitiba, Alagoas, Distrito Federal, São Paulo, Paraná e a nossa Minas Gerais. Com isso o estudante brasileiro teve a chance de começar a integração com a cultura de outros estados. Pois, só existiam competições intercolegiais ou regionais, como os Jogos Estudantis Paranaenses, considerado uns dos mais antigos no Brasil, os Jogos da Primavera, no Rio de Janeiro, e o Campeonato Colegial, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
Com o amadurecimento dos jogos, ocorreu um grande envolvimento por parte das escolas no processo (iniciado com as Olimpíadas Colegial da Esperança em 2000) e a fonte de financiamento de formato sustentável (Lei Agnelo/Piva, 10.264/01) o que possibilitou maior participação dos atletas escolares nas Olimpíadas Escolares, criadas em 2005, parceria entre Ministério do Esporte, Comitê Olímpico e a Rede Globo. 
A Olimpíada Escolar passou a ser denominada Jogos Escolares da Juventude, integrando atletas escolares da rede pública e privada do país, envolvendo mais de 06 mil jovens. Para participar do evento é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar a etapa nacional, onde os atletas representam a escola de origem. 
Em Minas Gerais esse ano conta com 98% dos municípios mineiros inscritos com um total de 839 cidades. Os jogos se consolidam a cada ano como o maior evento esportivo-social do país. Destinados a jovens de 12 a 17 anos das escolas públicas e particulares do Estado. A competição acontece em 4 etapas, sendo que a primeira é a fase municipal, realizado pelo governo municipal. Em Leopoldina parabenizo aos colegas professores de Educação Física juntamente com suas instituições de ensino, pois, a participação no JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais só são credenciados com a realização da etapa municipal, organizada pela prefeitura municipal. E tem a participação incondicional dos professores na sua realização, até em ações ais quais não os compete. 
Os jogos são promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). As competições tem a execução da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais(Feemg).
Partindo da seletiva municipal que considero uma etapa, a competição acontece em mais três etapas. A microrregional, que é realizada em municípios das áreas de abrangência das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE) da SEE e tem duração média de seis semanas. As disputas acontecem nas modalidades, basquetebol, futsal, handebol, vôlei e o xadrez. 
Os campeões em cada uma dessas modalidades microrregional e os quatro primeiros colocados no xadrez avançam para a etapa regional. 
Os vencedores da etapa regional seguem para a estadual, nesta fase, entram todas as modalidades de esportes já executadas, incluindo ainda o atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e vôlei de praia, além das modalidades paralímpicas, como o atletismo PCD, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Nenhum comentário: